Tirar CPF

Dentre os principais documentos que uma pessoa precisa para o seu dia a dia está o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Trata-se de um documento que ajuda na identificação do indivíduo bem como um facilitador das mais diversas situações do cotidiano, como por exemplo, fazer compras parceladas ou mesmo fazer um empréstimo quando o mesmo está limpo.

Para quem ainda não tem o seu vamos explicar rapidamente como tirar CPF e também como fazer consultas a situação do mesmo.

Tirar CPF

O CPF é feito mediante solicitação, para isso existem algumas instituições que são responsáveis por aceitar essas solicitações dos cidadãos. Você poderá solicitar CPF em:

Agências do Banco do Brasil, Caixa ou Correios – Nessas agências existe um custo para fazer essa solicitação, R$ 5,50. Basta ir a uma delas e se informar como fazer o seu pedido, pagar a taxa e aguardar a emissão do documento.

Entidades Públicas conveniadas – As entidades que prestam esse serviço variam de estado para estado, para conferir quais são as da sua região basta clicar no link abaixo. O serviço de solicitação de CPF nessas instituições é gratuito, não tem taxa.

Porém, é importante que fique claro que nessas entidades não há a emissão do documento apenas a inserção do número do mesmo na Carteira de Identidade ou mesmo é entregue um comprovante através da internet.

Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior – Essas instituições são indicadas para quem está no exterior e precisa do número do CPF. Não tem taxa, mas também não emite cartão de CPF apenas o número.

Unidade da Receita Federal – Devem procurar a Receita Federal quem deseja fazer a inscrição de pessoas falecidas ou residentes no exterior.

Os documentos necessários para a emissão do CPF são documentos pessoais como o RG, por exemplo, e também um comprovante de endereço. Os documentos de identificação pessoal serão considerados válidos desde que tenham uma foto.

Segunda Via CPF

A segunda via do CPF é uma solução para quem perdeu o seu documento, teve o mesmo roubado ou mesmo deseja trocar a versão em papel pela versão de cartão. Para conseguir a sua segunda via basta ir a uma agência do Banco do Brasil, Caixa ou Correios e fazer a sua solicitação. A taxa do serviço é de R$ 5,50.

Documentos necessários:

  • Documento de identificação.
  • Documento que comprove a inscrição do CPF anterior.

Para casos especiais de guarda ou tutela deve-se consultar o órgão a respeito dos demais documentos.

Cancelamento CPF

O cancelamento do CPF pode ser solicitado em casos de múltiplas inscrições, comprovadas, e também no caso de falecimento do titular. Esse cancelamento deve ser solicitado através de uma unidade da Receita Federal. Não há taxa de cancelamento.

Documentos necessários:

  • Certidão de Óbito;
  • CPF;
  • Documento de Identidade;
  • Documento de Identidade do solicitante que comprove o parentesco com o titular do CPF;

Consulta CPF Situação Cadastral

Se você fez a sua solicitação de CPF, mas ainda não recebeu o seu documento pode fazer a consulta da situação cadastral do mesmo. Para isso acesse www.receita.fazenda.gov.br. Clique sobre a instituição em que fez a solicitação, preencha os dados e saiba quanto irá demorar para chegar o seu CPF. Aproveite também para imprimir o comprovante de solicitação.