Consulta de Situação Fiscal CPF

O CPF (Cadastro Pessoa Física) é o número de inscrição do indivíduo na Receita Federal. Trata-se do documento mais importante do brasileiro, pois com ele é possível abrir conta em banco, realizar compras parceladas e ainda saber se existem pendências em nome do titular.

Consulta Situação Fiscal CPF

Essa consulta permite que sejam verificadas possíveis pendências fiscais em nome do titular. Quando vamos fazer compras ou abrir contas que exigem pesquisa CPF é possível que o estabelecimento ou instituição consulte a situação fiscal do titular do documento visando saber se o nome está limpo.

Se você tem dúvidas a respeito das suas pendências pode fazer uma pesquisa de situação CPF de forma bem simples. Antes de qualquer coisa é importante saber que tipo de verificação é possível fazer através dessa consulta.

  • Gerar relatórios cadastrais e pendências;
  • Ter instruções para regularizar a situação;
  • Visualizar débitos com a Receita Federal;
  • Emitir Darf em situação de cobrança;

Qualquer que seja a sua situação o próprio site de consulta oferece a você a possibilidade de encontrar uma forma de resolver a pendência e assim ter o seu CPF novamente liberado.

Para fazer essa consulta é necessário gerar um código de acesso através do site http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisicaeJuridica/SitFisCodigoAcesso/Orientacoes.htm. Siga as orientações do site de emissão do código de acesso e em seguida acesse https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx para realizar a sua pesquisa.

Informações Importantes Sobre o CPF

Fazer o seu CPF é muito simples basta comparecer a uma agência do Banco do Brasil, Caixa ou Correios com um documento de identidade e um comprovante de residência para solicitar o seu CPF. Será necessário pagar uma taxa de R$ 5,50 e haverá emissão do cartão.

Você pode fazer o seu CPF gratuitamente numa Entidade Pública Conveniada, porém, sem emissão do cartão apenas o número impresso no RG ou então um comprovante.

Segunda via CPF

Em caso de roubo, perda ou migração do CPF de papel para o cartão você deverá solicitar uma segunda via numa agência do Banco do Brasil, Caixa ou Correios. Haverá pagamento de uma taxa de R$ 5,50.

Cancelamento CPF

No caso de óbito ou mesmo comprovação de multiplicidade de inscrições deverá ser solicitado junto a Receita Federal o cancelamento do CPF.

Consulta CPF Situação Cadastral

Para fazer uma consulta pública a respeito da situação cadastral de um CPF basta acessar http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp. Insira o número do CPF e faça a consulta.