Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF

Um dos principais documentos que precisamos fazer é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), pois ele é o nosso cadastro de contribuinte na Receita Federal. O processo de solicitação desse documento é bem simples e o contribuinte ainda tem a possibilidade de fazer consultas sobre a sua situação cadastral CPF através da internet entre outras possibilidades.

O primeiro passo é tirar CPF indo a uma agência do Banco do Brasil, Caixa ou Correios. Basta um documento de identificação como o RG, por exemplo, e um comprovante de endereço para a emissão do seu cartão CPF. É cobrada uma taxa de R$ 5,50. Para emissão somente do número do CPF não existe taxa e você encontra Entidades Públicas em seu estado que realizam esse trabalho.

Comprovante de Inscrição CPF

A Receita Federal emite um comprovante de inscrição de CPF para pessoas que estão momentaneamente sem o seu cartão ou mesmo não o possuem. Para quem recebe um desses comprovantes há a possibilidade de verificar a autenticidade do mesmo acessando http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/CPFautentic.asp.

Para fazer essa verificação basta preencher os dados pedidos no site e clicar em consultar. Se o CPF realmente existir o site irá te indicar isso. Esse comprovante pode ser bem útil para as pessoas que solicitaram a segunda via CPF e estão sem o seu CPF.

Consulta CPF Situação Cadastral

Outra questão muito importante para os contribuintes é poder consultar o próprio CPF para saber se há pendências assim como para os estabelecimentos comerciais que desejam verificar a situação dos seus possíveis clientes. Para isso existe um site de consulta público da situação cadastral do CPF.

Faça as suas consultas acessando http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp. Basta informar o número do CPF que se deseja consultar e fazer a verificação. Nesse site é possível verificar se não houve o pedido de cancelamento CPF e assim evitar cair em golpes de CPFs falsos.