Como tirar CPF pela Internet

A Receita Federal está sempre inovando no que diz respeito ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) uma vez que esse é o documento mais importante para todos os cidadãos. Com um CPF é possível abrir contas no banco, fazer compras parceladas, fazer inscrições em concursos públicos dentre inúmeras outras possibilidades.

A grande novidade agora é a possibilidade de tirar CPF pela internet de forma gratuita e simples. Para tirar CPF online basta ter acesso a internet e imprimir o documento através do site da Receita Federal.

Como Fazer o CPF pela Internet?

Comece acessando www.receita.fazenda.gov.br/, nessa página inicial você precisará clicar em e-CAC, uma nova página se abrirá e em seguida você deverá clicar em Gerar Código de Acesso para Pessoa Física.

Nesse passo você deverá fornecer dados como a sua data de nascimento, dados de outros documentos e também o número do comprovante da declaração do Imposto de Renda dos dois anos anteriores. Crie uma senha se acesso e depois clique em gerar código.

Algumas pessoas não são obrigadas a declarar o Imposto de Renda, para essas será solicitado o número do título de eleitor.

Segunda via CPF Online

Além de quem está fazendo o CPF pela primeira vez o site da Receita Federal também oferece a oportunidade de quem está solicitando a segunda via fazer o processo online. O procedimento para fazer a segunda via online é o mesmo do descrito acima para gerar o primeiro CPF. A única diferença é que você precisará ter o número do seu primeiro CPF em mãos.

Acesse www.receita.fazenda.gov.br/.

Cancelamento CPF

Em relação ao cancelamento de CPF não é possível fazer essa solicitação via internet apenas pessoalmente numa unidade da Receita Federal. Com os seguintes documentos:

  • Certidão de Óbito;
  • CPF;
  • Documento de Identidade;
  • Documento de Identidade que faça a comprovação do seu parentesco com o titular do CPF.

Consulta CPF Situação Cadastral

Através da internet também é possível fazer a consulta da situação cadastral do seu CPF. Para isso acesse http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp. Preencha o número do seu CPF e faça a sua consulta.